Lavadeira mascarada.  
Autor   Dalmo
Tema   Aves
Upload   2016-11-19 15:36:34
Vista   260 vezes
Favorita   6 vezes
 
 
 
   
Lavadeira mascarada.
 
A lavadeira mascarada. (Fluvicola nengeta), também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É ave de espaços abertos.

Originalmente, ocorria no Brasil somente nos estados do Nordeste, do Maranhão à Bahia. Tem, contudo, ampliado sua distribuição pelo Sudeste do país, aparecendo no Rio de Janeiro já na década de 1950. Sua presença tem sido observada com frequência pelo menos desde 2005, em Itapetininga, no interior do estado de São Paulo e também no Parque Centenário em Mogi das Cruzes, onde há um grupo importante junto aos lagos.

Esse pássaro tem ocorrido também na cidade de Mogi Mirim, no estado de São Paulo. Costuma surgir no início da manhã à procura das piscinas, onde acostumou-se a se banhar. Aparece quase sempre em grupos de dois ou três indivíduos. Possui um canto curto e agudo. Em determinadas situações, abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando seu canto passa a apresentar ritmos e tons mais complexos. Seu comportamento indica um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite, ao observador, aproximar-se a uma curta distância.

Tem ocorrido também no sudoeste de minas, mais precisamente em Guaxupé e Piumhi- MG.