Cutia...  
Autor   Dalmo
Tema   Paisagem natural
Upload   2017-04-06 13:17:48
Vista   48 vezes
Favorita   11 vezes
 
 
 
   
Cutia...
 
Máquina Canon
Modelo Canon EOS REBEL T3i
Exposição 1/125
Abertura f/2.8
ISO 800
MeteringMode Spot
Flash Não
Distância Focal 105 mm
 
Características Físicas

A cutia ou cotia é um animal de porte pequeno, de corpo grosso e curto, mede no máximo 64 centímetros e pesa até 2,8 quilos. São animais herbívoros e se alimentam somente das sementes e dos frutos que caem das árvores, e possuem somente 4 dentes, próprios para roer. A cauda da cutia é estranha, pequena e pelada, com no máximo 1,5 centímetros, as patas da frente são bem maiores do que as traseiras e possuem 4 dedos, que o pequeno animal utiliza para se alimentar, levando os alimentos até a boca. No entanto as patas traseiras também são longas o que permite que as cutias saltem muito bem, e nas patas traseiras possuem ainda 3 dedos na forma de cascos pequenos ou unhas.

A sua cabeça tem o formato levemente alongado e as orelhas são pequenas com relação ao tamanho da cabeça. Os pelos da cutia tem cores variadas de acordo com as espécies, no Brasil existem sete espécies de cutias, mas todas elas têm pêlos duros, compridos e ásperos



Comportamento

É um animal terrestre com hábitos diurnos na maioria das vezes, mas quando sente a presença de algum predador pode se esconder de dia e sair a noite. Passa a maior parte do tempo procurando alimento, e quando este é abundante tem o hábito de enterrar dentro do seu território, desenterrando nos períodos de escassez. Tem vida longa, chegam a durar 18 anos e são monógamos, ou seja, permanecem toda a vida com o mesmo parceiro.

O habito de esconder os alimentos na época da abundância, faz com que esses pequenos roedores sejam considerados como importantes dispersores de diferentes espécies vegetais, pois enterram muitas sementes que acabam brotando.