Freirinha  
Autor   isa55
Tema   Aves
Upload   2017-09-13 10:54:11
Vista   12 vezes
Favorita   7 vezes
 
 
 
   
Freirinha
 
Freirinha.
É a única espécie do gênero Arundinicola. Conhecida também como lavadeira-de-cabeça-branca, lavadeira-de-nossa-senhora, maria-velhinha, viuvinha, viuvinha-do-brejo, cabeça-de-louça e cabeça-de-vô.

Características

O macho é quase todo preto, com apenas a cabeça e a garganta brancas. A fêmea tem as partes superiores marrom-acinzentadas, as inferiores esbranquiçadas e apenas a testa branca. Os imaturos são acinzentados.
A cauda, pequena, contrapõe-se à cabeça relativamente grande (ressaltada por manter as penas um pouco eriçadas). Apresenta um peso de 14 gramas e um comprimento 14 centímetros.

Alimentação

Alimenta-se de insetos que captura em pleno voo.

Reprodução

Vive normalmente aos casais. O ninho, em forma de bola, se assemelha ao da lavadeira-mascarada (F. nengeta). O interior do ninho é forrado de penas de outros pássaros e sempre é colocado em algum suporte sobre a água. A postura consta de 2 a 4 ovos de cor branco-amarelada com pequenas pintas vermelhas. Os filhotes nascem cobertos por uma longa plumagem amarelo-claro, imitando uma lagarta tóxica.

Hábitos

Comum em brejos, banhados, margens de rios e lagos. Permanece a maior parte do tempo pousada no alto da vegetação aquática ou em troncos e ramos baixos sobre a água. Executa voos curtos e rápidos para apanhar insetos. Essa espécie vive exclusivamente perto da água, diferindo da F. nengeta, que também pode ocorrer e nidificar longe da água.